A isometria tem sido inserida em muitos treinos como uma acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura.

A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.

A isometria é mais um recurso para o treinamento de força, para a musculação. Você pode fazer séries de isometria isoladamente ou junto com seus exercícios dinâmicos.

Ela reúne um grupo extenso de músculos, e um dos pontos positivos desta prática é que muitas posições podem ser praticadas em qualquer lugar e só necessitam do peso do próprio corpo. Neste último caso, porém, deve-se aumentar a duração de cada posição.

Além do tempo de duração de cada ação, é preciso atenção para o ângulo da articulação quando a ação é feita. A combinação de isometria com exercícios dinâmicos traz maiores benefícios, deixando os treinos mais exigentes.

Apesar de o método não ser novo, ele tem se destacado por ser um exercício menos perigoso para as articulações. A contração muscular sem a realização de movimento evita que as articulações sejam forçadas, o que, além de diminuir a sobrecarga articular, ainda desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões, resultando assim no aumento da flexibilidade. Esses fatores tornam a isometria benéfica não somente para quem quer evitar lesões, mas também para quem está se recuperando.

Outro grande benefício é a melhora da coordenação dos movimentos e o aumento da capacidade de equilíbrio, o que é muito válido no caso de esportistas. Mas vale ressaltar que nestes casos a isometria não é válida como único exercício. É aliada a outras atividades que o treinamento estático é potencializado.

A musculação é um conjunto de ações, é pouco provável achar alguém que treine apenas isometria, a maioria das pessoas que fazem esses exercícios (desportistas ou não) os aliam aos exercícios de força com movimento. E esse conjunto, pode trazer muitos benefícios.

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/guia/isometria-e-grande-aliada-na-hora-de-desenvolver-e-fortalecer-musculatura.html

 

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