Quando você pensa em malhar e esticar os músculos, logo vem à sua cabeça as dores do pós-treino?

As dores musculares que surgem algumas horas após o treino são bastante comuns em iniciantes. É um sinal de que o músculo não está acostumado a se exercitar. Este processo é chamado de DMIT (Dor Muscular de Início Tardio), que são pequenos rasgos, microscópicos, que acontecem nos tecidos, ocasionando a sensibilidade, fraqueza ou dores nas áreas alongadas.

Em pouco tempo esses sintomas desaparecem, cerca de 3 a 5 dias. E conforme a prática, o corpo se adapta à rotina de exercícios e a dor torna-se menos frequente.

Porém não é nada agradável acordar no dia seguinte, trabalhar ou realizar suas tarefas com dores. Não é? Confira algumas dicas valiosas para evitá-las:

Alongamentos:

Alongar é o melhor remédio para evitar as dores pós-treino. Alongar antes de começar uma série de exercícios é importantíssimo, pois “desperta” os músculos para trabalhar.

Alimentação:

Manter uma alimentação saudável é indicado em qualquer situação, portanto, não descuide da sua saúde. Alguns alimentos e bebidas podem ajudar no processo e evitar as terríveis dores, como suco de melancia e alimentos ricos em Ômega-3: salmão, linhaça, nozes. Ingerir proteínas também pode contribuir, pois auxilia na reconstrução e crescimento das fibras musculares.

Descanso adequado:

Nada melhor do que deitar e descansar. Depois de uma série de exercícios, o corpo precisa do descanso apropriado. Nada de forçar ou ultrapassar seu limite. Dormir em um local confortável permite que o corpo se recupere para a próxima ida à academia!

Medicamentos:

Antes de tomar qualquer medicamento, consulte seu médico e peça orientações. Segundo pesquisas, os remédios inibem o crescimento do músculo e não aceleram o processo de recuperação.

Lembre-se: os treinos devem ser acompanhados por profissionais dedicados e qualificados. Peça orientações ao seu professor!

Fonte:

http://www.educacaofisica.com.br/blogs/blog-variedades-ef/dor-do-dia-seguinte-entenda-e-previna-se/

http://www.mundoboaforma.com.br/como-eliminar-dores-musculares-pos-treino/

 

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