Você já deve ter sentido uma dorzinha na coxa durante o treino. Mas, provavelmente, não quis parar. Afinal, faltavam apenas quatro séries, né?

Não caia nessa! “O esportista amador costuma se empolgar com os resultados e, muitas vezes, ignora os sinais de exaustão que o corpo dá”, alerta o fisioterapeuta André Nogueira, da Club Fisio, em São Paulo. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 39,2% dos casos de lesão em atletas têm como causa alguma questão muscular. Para não entrar nessa estatística, você deve se prevenir:

1. SENTIU DOR, PAROU. Principalmente se ela for muito localizada, como em apenas um ponto da perna ou em alguma articulação.

2. FORTALEÇA. Músculos bem preparados conseguem proteger tornozelos, ombros e joelhos contra torções e estiramentos. Entendeu, né?

3. DESCANSE UMA VEZ NA SEMANA. E, nos outros dias, alterne as modalidades: musculação na segunda-feira e aeróbico na terça.

4. NÃO SE ALONGUE. O importante mesmo é aquecer, de forma leve, com movimentos que serão feitos no treino, como a rotação de braços.

Fonte:

http://boaforma.abril.com.br/fitness/4-passos-para-evitar-as-lesoes-provocadas-pelos-exercicios/

 

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