Também conhecida como edema, a retenção de líquidos é o resultado de um acúmulo de fluidos que contribui para despontar uns quilinhos a mais na balança. Dentre as inúmeras causas desse problema, a mais comum está relacionada com a má alimentação.

O inchaço pode ter muitas causas, por isso, além de apostar no consumo de alimentos diuréticos para reduzir o problema, também é importante praticar atividade física regular e beber de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia. Vale ressaltar também que o consumo exagerado de alimentos com sal, mantimentos embutidos ou enlatados também aumenta a retenção de líquidos.

Para ajudar a combater o inchaço corporal, veja 17 alimentos poderosos. Confira!

Vegetais e hortaliças

Abóbora: aumenta a produção de urina e pode ser consumida como purê de abóbora cozida, sem sal.

Agrião: diluído em água, consumir 250 ml de suco de agrião, três vezes ao dia, faz muito bem à saúde.

Aspargo: é diurético e exerce grande atividade celular nos rins, além de proteger de infecções.

Alcachofra: é diurética, filtra e elimina as toxinas renais.

Beterraba: uma opção é cozinhá-la e tomar o caldo do cozimento sendo três xícaras ao dia.

Berinjela: o suco de berinjela é diurético e pode ser consumido à vontade.

Cenoura: o vegetal é diurético e deve ser consumido cru ou em suco.

Dente-de-leão: a hortaliça pode ser diluída em água e ser consumida em até três xícaras ao dia.

Pepino: diurético natural que pode ser consumido cru na salada.

Tomate: um grande estimulante das funções renais que também pode ser consumido na salada.

Frutas

Água de coco: tomar 250 ml, duas vezes ao dia.

Laranja: seu suco ao natural, deve ser preparado na hora de ingeri-lo, puro e sem açúcar ou adoçante, é um poderoso diurético e anti-inflamatório. Tomar um copo, em jejum, podendo repeti-lo mais vezes fora das refeições.

Limão: o indicado é tomar em gotas no copo de água.

Maçã: atua sobre os rins, eliminando os líquidos nos edemas. Tomar 250 ml de suco natural, duas vezes ao dia.

Maracujá: seu suco é um excelente diurético e calmante.

Melancia: é o principal diurético natural de todas as frutas e possui alta taxa de vitaminas e minerais e atua como remédio contra enfermidades em geral. Vale observar que deve ser ingerida individualmente e nunca com as refeições.

Melão: a fruta que é diurética, deve ser ingerida individualmente, pois, não combina com outras frutas e pode se tornar indigesta.

Fonte:

http://dietaja.uol.com.br/17-alimentos-que-ajudam-a-combater-a-retencao-de-liquido/#

 

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