A tecnologia tem sido chamada de “vilã” quando está relacionada à prática de atividade física. Em um mundo cercado de avanços tecnológicos, aumentou-se a preocupação com o sedentarismo, que tem sido associado aos celulares, computadores e videogames.

“O excesso de tecnologia hiperestimula o cérebro e, portanto, a privação dela pode desencadear ansiedade e até mesmo depressão”, diz Ricardo Cezar Torresan, psiquiatra do departamento de Neurologia e Psiquiatria da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Estudos recentes confirmaram definitivamente que a inatividade física é um fator de risco dominante para o aparecimento de uma série de doenças, estando no mesmo nível ou acima de fatores como o fumo, obesidade, pressão arterial alta e colesterol elevado.

Mas, será a tecnologia é sempre a vilã? Nem sempre. Em contrapartida daqueles que apenas ficam vidrados em frente às telas, sem se preocupar em se exercitar, existem aqueles que usam a tecnologia como auxiliar nos treinos e nas metas como emagrecer.

“Tem aplicativo para tudo hoje, até para te lembrar de beber água. Mas isso não adianta nada se você não incorporar esse hábito na sua vida”, afirma professor de educação física e doutorando em Ciências da Comunicação, Alan Costa.

Uma vez que os aparelhos eletrônicos estão tão presentes em nossas vidas, o melhor é torná-los aliados e incentivadores de atividade. Existem muitos gadgets e aplicativos que funcionam como auxiliares nos treinos e ajudam a manter a dieta.

São aparelhos que controlam os km andados, acompanham o ritmo cardíaco, avaliam a quantidade de gordura no corpo, aplicativos que avisam o que comer ao longo do dia, quando a dieta foi extrapolada e te lembram de quando tomar água.

Para que a tecnologia pare de ser vista como vilã e aliada no crescimento do sedentarismo, é preciso saber usá-la com cautela, e da maneira certa, ela pode se tornar uma grande amiga dos treinos.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/blogs/blog-variedades-ef/tecnologia-atrapalha-ou-incentiva-atividade-fisica/

 

Rua João Álvares Correia, 29 - Chácara Klabin

Tel.: 2639-8703 / 2639-8803


© 2017 Desenvolvido por Rabbit Digital